-
Arquitetos: Candalepas Associates
- Área: 21400 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Rory Gardiner
-
Fabricantes: Austral Bricks, Boral, Dulux, Gosford Quarries, Hanson
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Rua Botany é composta por dois projetos multi-residenciais que oferecem interiores generosos que aproveitam bem o espaço e maximizam a luz natural. Projetados paralelamente, eles variam em escala, material, composição, orientação e densidade.
A forma da fachada foi influenciada pela herança cretense do cliente e pela geometria da antiguidade e do artesanato de Creta. Os temas geométricos costuram simbolicamente os dois lados da rua, o que aumenta a expectativa de mudança e interesse. Dito isto, todos os precedentes aqui firmados também geram um elemento de consistência e repetição; na tradição de habitação em série. A repetição buscada foi concebida para não ser opressiva; o objetivo é permitir uma fachada diversificada para ambos os lados da rua.
A fachada de tijolos voltada para o norte na Rua Sonny Leonard inspira-se nas janelas de sacada que permitem vistas diagonais pela rua abaixo. A ampla vista direcionada para a rua por meio das janelas de sacada pré-fabricadas é, assim, mais um dispositivo de privacidade para os quartos opostos. O tratamento dos painéis pré-fabricados para toda esta fachada proporciona uma repetição arquitetônica e permite uma forte abordagem formal para a construção do edifício proposto.
A variação sutil na cor do tijolo creme melhora o jogo tonal de luz e sombra que está sendo criado em toda a fachada. As janelas de sacada angulares de tijolos maciços nos níveis superiores contrastam com os tijolos em trama nos níveis inferiores que, por sua vez, criam painés de sombreamento para a privacidade e o desfrute dos moradores que olham para a rua.